sábado, 25 de fevereiro de 2012


Muriaé Migrante é um livro, a ser lançado em breve, que traz informações a respeito das inúmeras famílias que compõem e que compuseram a história da sociedade muriaeense e da região.
Escrito pelo professor José Torres, Muriaé Migrante foi elaborado em muitos anos de estudo e pesquisa.
E a você que deseja saber um pouco mais sobre a história de sua família, que viveu ou vive na região, ponha em comentário abaixo sua dúvida e se possível ela será respondida pelo escritor.

32 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, espero ler esse livro em breve que com certeza será mto interessante.
    Abraços e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado.Conto com todos vocês na divulgação desse livro
    José Torres

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se no livro fala algo sobre a família "Vasconcelos" e a família "Moraes" ?

    ResponderExcluir
  4. de onde as familias Moraes e Vasconcelos? Qual distrito?

    ResponderExcluir
  5. A família Aguiar em Cachoeira Alegre é antiga: sapateiros. Ainda resta um da família que se dedica à atividade artesanal

    ResponderExcluir
  6. A familia Vasconcelos é de Muriaé, a e Moraes é de Miraí.. é Moraes com "e" mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muitos Vasconcelos: Dona Maria Clara de Vasconcelos Abrantes, Antônio Alves Bittencourt Vasconcelos , Major Antônio Severino de Vasconcelo, Coronel Vicente Severino Vasconcelos , Antônio Teixeira da Fonseca Vasconcelos , Cecília Pinto Coelho de Vasconcelos, Laurência Celestina de Vasconcelos mais...mais e dos Moraes: José Domingues de Moraes, Hilário Dias de Moraes , professora Mathilde Guedes de Moraes , José Pereira de Moraes , Alacrino Guedes de Moraes mais...mais além das obrigações sociais econômicas de cada. Vale a pena adquirir em breve o livro

    ResponderExcluir
  9. Consta no livro ás paginas 9, 23, 40, 95, 98, 131 e nas páginas 131, 135, 147 mais e mais

    ResponderExcluir
  10. José torres todos nós ansiosos pro seu livro ser lançado , para podermos adiquirir e sabeer mais sobre nossas familias , parabéns por todos esses anos fazendo esse livro , conserteza será beem publicado e todos nós vamoos ler o livro e te parabenizar pelo sucesso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tayná! Daqui uns dias ele estará pronto para ser lançado. A divulgação fica a cargo de vocês através das redes sociais. Valos marcar em breve o dia do lançamento com direito a autografo remunerado.

      Excluir
  11. Zé Torres, aquela cigana q você tanto fala nas aulas, está no livro??

    ResponderExcluir
  12. Sim, ela nos comunica tudo. A divulgação do livro será de responsabilidade de vocês. Façam isso através das redes sociais.

    ResponderExcluir
  13. Bela iniciativa! Mantenha-nos informado sobre a data de publicação do livro! Aguardaremos ansiosos!

    ResponderExcluir
  14. Grande José! Estou ansioso pra ter acesso a este excelente conteúdo! Tenho procurado detalhes sobre meus antepassados também, mas como são de Eugenópolis acho que não devem aparecer aí nas tuas crônicas né... mesmo assim, quero muito ler teu livro e quero autografado! Grande abraço sensei!

    ResponderExcluir
  15. Caro Adnilson! A Família Vaz aparece em meu livro. Ela estava entre a região de São João do Glória e Eugenópolis. Coloque ai o nome de vossos avós e bisavós paternos ematernos e te direi alguma coisa. Agradeço

    ResponderExcluir
  16. Que boa notícia professor! Consegui traçar três gerações do lado paterno, baseado em alguns registros familiares e principalmente à obra "Vale do Gavião", escrita pelo ex-prefeito de Eugenópolis Antonio Soares Ramos (Sr. Niquito), onde constam alguns registros dos meus antepassados.

    Seguem alguns nomes:

    Avô paterno

    Mário Vaz de Oliveira

    Bisavôs paternos

    Clementino Vaz de Oliveira
    Maria José de Campos

    Desconheço o nome dos meus trisavós paternos

    Avó paterna:

    Hilda Vasques Ribeiro

    Bisavós Paternos
    Gregório Vasques Ribeiro
    Maria Dolores Polido Marroquino

    Trisavós
    Pais de Gregório
    Thomás Vasques Vidal
    Firmina Couteiro Ribeiro

    Pais de Dolores
    Fernando Sid Polido
    Maria Marroquin Madrigal

    Avós Maternos

    José Velasco
    Sebastiana Ramos da Silva Velasco

    Bisavós Maternos
    Francisco Velasco
    Carolina Luiza de Barros Penido Velasco

    Não tenho mais informações do lado Velasco, por que ainda não iniciei a pesquisa desta linhagem.

    Agradeço antecipadamente por qualquer informação a respeito dos meus ancestrais e mais uma vez receba meus votos de muito sucesso para o seu projeto! grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Vou te ionformar onde encontrar em breve. tenho os nomes em meu livro. Abraço

    ResponderExcluir
  18. Parabéns professor, adorei a idéia e vou ajudar a divulgar seu livro, favor enviar o convite para lançamento pois faço questão de participar.... estou fazendo um blog a respeito da historia de Eugenópolis e tenho certeza de que seu livro vai ser uma rica fonte de pesquisa.... o endereço do meu blog é www.eugenópolishistoria.blogspot.com.br
    um abraço
    SAULO RAMOS VASQUES - EUGENOPOLIS MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No que eu puder ajudar me disponho. Será um prazer enorme pois, a cultura não nos pertence, ela é de toda a população. abraços e parabéns pela inicativa, conte comigo

      Excluir
    2. Olá meu amigo e sempre mestre José Torres, moro a mais de 10 anos no Rio Grande do Sul, fiquei muito feliz em saber dessa obra prestes a ser lançada, espero ancioso para correr os olhos nessas páginas que com certeza estarão cheias de informações históricas redigidas e muito bem elaboradas por você eterno mestre de todos que passaram por suas salas de aula que nos prepararam para vida um grande abraço!
      Dilber C. Alonso.

      Excluir
  19. Estou ansiosa para ler seu livro, parabéns Zé Torres .

    ResponderExcluir
  20. Acabei de ler sua página. Gostaria imensamente de saber a minha ascendência. Sou Vasconcelos e Moraes também.. tenho interesse no livro, como adquiri-lo????Já está nas livrarias?
    mande-me o nome para que eu possa procurá-lo.. aqui em Salvador.. abraços e Parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  21. Prof. José Torres, o Pessoal quer saber,após a noite de Autógrafo,onde poderá encontra o Livro ?

    ResponderExcluir
  22. É certo que não faço parte do seu livro, como personagem da região, mas, como escritor que é, creio ser possível da sua parte escrever algo a meu respeito, que certamente despertará muito interesse da mídia local e do povo de toda a região.
    Lembranças aos conterrâneos de Miradouro; Muriaé e Tombos, cidades onde vivi. Abraços a todos. 

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Como posso adquirir o livro no Rio de Janeiro ?
    Procuro pelos meus "bisos" Manuel Simão e Palmira Conceição.

    Aguardo contato.
    Helena Rocha

    ResponderExcluir
  24. Sou Muriaense e moro em São José dos Campos, SP. Como posso adquirir o livro?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia. Gostaria muito de adquirir seu livro, nele fala sobre a família Ciribelli? Procuro informações sobre João Batista Ciribelli e Horácio Ciribelli. Aguardo resposta anciosa. Obrigada

    ResponderExcluir