quarta-feira, 16 de maio de 2012

Saiba tudo sobre o Lançamento do livro Muriaé Migrante

José Torres autografando seu livro
José Torres autografando seu livro 
O livro "Muriaé Migrante" do professor e pesquisador José Torres, foi lançado oficialmente no dia 11 de maio de 2012, na Escola Estadual Professor Orlando de Lima Faria. O evento contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, dentre os quais a maioria era composta por alunos, ex-alunos, amigos, familiares, educadores, intelectuais, jornalistas e outras personalidades da sociedade muriaeense.

O mestre de cerimônias do evento, foi o jornalista Teodorico Torres Neto, que deu início ás formalidades protocolares com a composição da mesa de honra e a execução do hino nacional brasileiro. 

Compuseram a mesa de honra, o Prof. José Torres, anfitrião do evento e autor do livro, Dona Bárbara Torres (mãe do autor); Dr. Eduardo Goulart (FAMINAS); Dr. Waltecy Garcia (Gazeta de Muriaé), Sr. Aloysio Aquino, Prof. João Francisco dos Santos (Diretor do Colégio "Estadual"); Dr. Ronaldo Guarçoni; Dr. Lydio Bandeira e o Prof. Adnilson Vaz, este último representando os ex-alunos do Prof. José Torres.
Da esquerda para a direita - Teodorico Torres, João Francisco, Eduardo Goulart, Waltecy Garcia, Aloysio Aquino, José Torres, Bárbara Torres, Adnilson Vaz, Ronaldo Guarçoni e Lydio Bandeira.
Prof. João Francisco 
O prof. João Francisco foi o primeiro a usar a palavra e discursou sobre a importância da referida obra, para o patrimônio histórico e cultural da cidade.

João Francisco dos Santos que assina o prefácio do livro "Muriaé Migrante", é colega de trabalho e amigo pessoal do autor, durante o evento foi mencionado pelo próprio escritor como sendo um dos grandes colaboradores deste projeto, recebendo também as devidas considerações e agradecimentos.

Prof. Adnilson Vaz
Após o discurso do Prof. João Francisco, um dos ex-alunos de José Torres, agora também educador, Adnilson Vaz, discursou de maneira nostálgica e divertida sobre sua experiência pessoal tendo sido aluno de José Torres durante o Ensino Médio na década de 90.

Segundo suas próprias palavras, Adnilson confessou ter tomado a didática de José Torres como fórmula para compor a estrutura de suas próprias aulas e se espelhado na postura ética e profissional de seu antigo mestre.

No ápice da atividade, o prof. José Torres tomou a palavra e explicou detalhadamente, todo o processo de concepção do livro "Muriaé Migrante", desde a árdua tarefa de coletar documentos em cartórios, cemitérios, igrejas, fazendas e bibliotecas, até a dificuldade em conseguir recursos financeiros para a produção da obra.

Prof. José Torres explicando detalhes do seu livro e de toda a trajetória do seu projeto

Após uma detalhada explanação feita pelo autor, foi dada a oportunidade para que os presentes se manifestassem a respeito do livro e de tudo o que a ele estivesse relacionado. Algumas pessoas entre elas, amigos, familiares, colegas e alunos elogiaram o trabalho e a pessoa do prof. José Torres expondo suas opiniões favoráveis ao projeto.

José Torres recebendo homenagens de amigos, familiares e alunos
Ao fim das homenagens, o escritor se dirigiu á mesa de autógrafos, onde recebeu os cumprimentos dos participantes, escreveu dedicatórias, tirou fotos e confraternizou com todos aqueles que colaboraram para que se realizasse esse importante momento na história de Muriaé.

Clique para ver mais fotos do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário